quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tópicos sobre o estudo em casa

NOTAS - “Having Parents Practice”, Edmund Sprunger

Presença do pai/mãe na aula e na prática em casa: maximizar sua utilidade, minimizar sua interferência
Crianças são vulneráveis e nem sempre têm o vocabulário para expressar o que sentem¬ ações falam mais que as palavras
A criança sempre quer “acertar”, só quer ter certeza de que é amada, quer sentir-se segura
Prática deve ser PRODUTIVA e PRAZEROSA
Pai/mãe: professor de casa. Nós é que temos que nos preparar para a prática em casa
Estratégias indiretas funcionam quando diretas não
O OBJETIVO DA PRÁTICA EM CASA É TORNAR AS COISAS MAIS FÁCEIS. Assim, os aspectos físicos serão masterizados e a alma musical da criança pode aparecer.
É do adulto a responsabilidade de descobrir estratégias para que a repetição se torne suportável, para que tudo fique mais fácil
Como começar? Começando. Faça alguma coisa. Dedique algum tempo. O refinamento virá com o tempo
Durante a prática, só dizer o que precisa ser feito não ajuda. Só a repetição pode tornar as coisas mais fáceis
A criança precisa de concentração para tocar. Os pais e o ambiente podem ajudar.
O estudo da música se torna mais prazeroso quando nós nos dedicamos a criar hábitos que tornarão a prática mais fácil
Preste atenção em si mesmo e só depois dedique-se à criança
É imprescindível a nossa presença durante as aulas individuas e em grupo. Assim, você saberá o que a criança precisa e o que ela não precisa praticar. Outra vantagem: responsabilidade dividida
O processo de como tocar é mais enriquecedor do que só saber as notas
Crescer e aprender com a criança
Durante as aulas: SILÊNCIO. Durante a prática em casa: procure manter-se silencioso também. Evite interrupções ao máximo. Faça a sua proposta e veja o que acontece. Elogie o que foi realmente bom e para cada repetição proponha uma, somente uma “correção” por vez
A prática em casa já é treinamento para tocar em público
ESCUTAR O CD COM A CRIANÇA. Por quê? Ajuda a criar as habilidades necessárias para tocar a música,que está dentro da criança. Além disso, você pode ajudá-la a lidar com a frustração de que tocar um instrumento não é tão simples quanto ela gostaria
Praticando todo dia, você mostra que a música é importante (sem dizê-lo)
Boa parte do tempo em casa deve ser dedicado à REVISÃO
Durante as prática, fique e escute
Deixe que a criança descubra o que não deu certo por ela mesma
É preciso reconhecer os sentimentos das crianças e lidar com eles. Não podemos controlar suas emoções, mas podemos admitir que elas existem e só daí lidar com elas. Antes de começar ou continuar, primeiro, perceba o sentimento e lide com ele, só depois, restrinja o comportamento
Explosões agressivas não precisam, nem devem ocorrer
Pergunte, não diga o que fazer para corrigi-la. Use perguntas que permitam respostas expansivas: COMO, QUANDO, O QUE, AONDE, ao invés daquelas que não vão lhe ajudar (SIM e NÃO)
Dê opções saudáveis
Faça pedidos claros, gentis e firmes
Procure oportunidades para ser flexível
Crianças testam nossos limites o tempo todo. Você oferece o limite, mas não é uma prisão (algemas), ofereça opções, flexibilidade
Crie e abuse das oportunidades para jogar e se divertir
Dê informações concretas, pertinentes
Para a concentração da criança, não use o comando “concentre-se”. Ao invés disso, chame a atenção dela para algo bem específico (uma coisa de cada vez), como o terceiro dedo na marquinha, a posição do cotovelo... Use a linguagem dela, procure repetir o vocabulário que o professor usa em sala de aula (porquinho, estrelinha, capitão...)

O BÁSICO DA PRÁTICA EM CASA

Escolha uma hora razoável para praticar, por exemplo, não quando a criança está com fome, cansada, ou acabou de terminar um montão de dever de casa e etc.
Mantenha a prática em períodos curtos. 15 minutos por dia é mais eficiente do que 60 uma vez por semana.
Seja flexível: 10 minutos hoje, mas 20 amanhã
Termine enquanto você estiver no lucro. Por exemplo, se a criança está tendo um dia difícil e tudo está dando errado, tudo bem parar ao invés de continuar rumo ao desastre
Pratique o que você sabe e não o que você não sabe
A repetição é muito importante. Os maiores violinistas do mundo tocam as mesmas peças por mais de trinta anos!
Trabalhe uma coisa de cada vez, por exemplo: ombro pra baixo ou cotovelo pra dentro. Se muitas coisas precisam de trabalho, priorize!

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