segunda-feira, 20 de junho de 2011

Formatura da Nina - Suzuki segundo volume


No dia 11 de junho, Nina apresentou o seu recital de formatura do livro 2. Foi um sucesso e uma vitória!

Nós tivemos um semestre bem puxado, com altos e baixos em relação ao violino, inclusive uma proposta que partiu de mim mesma para que ela parasse de tocar DEPOIS que ela fizesse o recital de formatura... Eu não tava aguentando a falta de paciência dela e as reclamações mais do que constantes. Com Gabriel de um lado e um bebê recém-nascido de outro, confesso que me senti impotente em relação ao estudo da Nina.

Mas o Universo escreve certo por linhas tortas e o tempo foi passando e Nina amadureceu muito durante este período. Irmã mais velha pela segunda vez, ela foi e tem sido mais solicitada nas tarefas domésticas e nos cuidados com os irmãos. Ela foi convidada a treinar na equipe de nado sincronizado no início do ano, mas desistiu alguns meses depois por causa dos treinos exaustivos e dos berros e esporros da treinadora. João e eu concordamos que era demais para uma garotinha que iria completar 10 anos e já tinha muitas responsabilidades.

Quando ela deixou o nado, eu fiquei um tanto desesperada, achando que ela largaria o violino também e sua única "atividade" seria o facebook. Ledo engano! Ela não somente continua adorando descer e brincar com as vizinhas de andar de patins, bicicleta e afins, como decidiu continuar a tocar. Em maio, houve o II Retiro de Violinos aqui em Brasília, ao final do qual ela estava radiante e, muito feliz, foi a primeira vez que disse que queria continuar a tocar.

A decisão de fazer o recital de formatura foi tomada em fevereiro, quando todo o livro 2 já estava lido. Como Nina faria uma viagem à França com a escola no fim do mês de março, combinamos com a Luiza que o recital ficaria para o mês de junho. Assim, começou a nossa saga em busca do refinamento em sua técnica e começamos a trabalhar fundo na qualidade da música da Nina. Para isso, usamos as gravações do Step by Step do volume 2, nas velocidades lenta e,posteriormente, média, assim como as gravações das músicas e o playback com piano.

Foi fácil? Não muito... Inclusive porque após o retiro, o professor Fredi Gerling, que acompanha a Nina há vários anos, sugeriu que ela trocasse de violino e fosse diretamente para o 4/4, visto o seu crescimento e o tamanho de suas mãos! Então, além de praticar tudo isso, Nina ainda foi trabalhando semana a semana para ganhar resistência para poder tocar em um instrumento "tão grande". E ela fez um lindo trabalho!

No período que antrecedeu o recital, ela voltou a ficar um tanto resistente, porém, nos ensaios com a pianista Hadassa (4, no total), demonstrou maturidade e disposição para tocar cada vez mais bonito! Prestava atenção aos conselhos e correções da Luiza e me surpreendeu muito, já que nem sempre eu pude estar presente, pois estamos há mais de 40 dias sem o papai aqui em casa e eu fiquei muito cansada. Dentro do carro, a caminho do concerto, ela vira e diz: "mamãe, eu fiquei muito chata com meu violino esse tempo"... e eu não disse nada.

Pois ela subiu no palco e fez um belíssimo concerto. Por sugestão da Luiza na hora, tocou o volume 2 ao contrário, começando pelo Minueto de Bocherini. Estava concentradíssima e eu nunca a vi tocar tão bem. No minueto de Bethoven, vovó Beth fez a segunda voz na flauta. Foi a primeira vez que as duas estiveram juntas no palco. Na dança das bruxas do Paganini, como combinado, fez a cadência do Vivaldi no fim, sem medo. Foi lindo de ver. Para o bis, um momento descontraído e muito especial com a vovó na flauta, vovô Paulão na percussão, eu cantando e Gabriel no chocalho e o acompanhamento que vovô Toni fez no mp3, todos felizes, tocamos o reggae "Do lado de cá" do Chimarruts, música que ela escolheu. Foi muito legal!

Ontem, após o encerramento do Música para Crianças, MPC, onde ela tocou com a orquestra de cordas, sob a batuta de Ricardo Dourado, "Eles estão Surdos", de Roberto Carlos, na mesa do lanche, de noite, ela vira e diz, mais do que feliz: "mamãe, quero continuar a tocar".... ufa!!!! que alívio e que maravilha!!!

É isso, minha gente! Altos e baixos, idas e vindas, algumas dificuldades e derrotas, mas sempre pequenas conquistas de cada vez e muitas vitórias! Esta é a minha mensagem para vocês, pais e mães que se sentem desmotivados quando seus filhos querem parar de tocar... tenham paciência e continuem o trabalho de vocês com amor. No final, tudo dá certo!

Em breve, o vídeo do concerto. Beijão!

Um comentário:

  1. Ola, sou Elsa e mora em Brasilia. Gostaria de contratar um professor para dar estas aulas para meu filho que adora música. Vc pode-me recomendar alguem ou me dizer como posso conseguir alguem que de estas aulas? meu email é epilonieta@hotmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir