quarta-feira, 17 de março de 2010

A aula com Bambi e neve

Ontem fez muito calor aqui em Brasília. Saímos de casa e o termômetro marcava 30 graus às 4 da tarde. Pode não parecer muito para quem é do Rio, por exemplo, mas acreditem: aqui, 30 é coisa pra caramba!

Tudo isso pra dizer que chegamos na aula, Nina e eu, com uma certa preguicites e eu, um pouco irritada com alguns pormenores... Enfim, Luiza (a professora) também estava meio devagar. A aula é sempre uma surpresa para mim! Nunca acerto quando acho que ela vai pedir para Nina tocar o que estudou durante a semana. E ontem foi assim.

Do nada, e muito lentamente, elas começaram a fazer a escala de SolM em duas oitavas, trocando no meio da primeira para a terceira posição (acho que é isso). Depois, mais devagar ainda, Luiza foi puxando da Nina os nomes das figuras e quanto tempo valiam cada uma (semi-breve, mínima, semínima e colcheia). Nina já lê muito bem, acho que o aprendizado na Orquestra de violinos (que já dura quase dois anos) tem ajudado muito nesta parte. Mas os nomes das coisas ainda escapam (putz! ela vai fazer 9 anos e sabe muito mais teoria do que eu! E prática também, né? hehehe)

Tudo isso para chegar ao que ela queria: fazer a escala em diferentes ritmos. Como fizemos em casa? Sorteio! Esta é uma dica da Lu que sempre funciona. Dá dinâmica ao estudo em casa. Você coloca o que quiser nos papéizinhos e... sorteia! Hoje colocamos as figuras e a escala foi feita na ordem do ritmo que ia aparecendo. Beleza! Escalas não são lá muito agradáveis de serem estudadas, a gente tem que dar uma mãozinha!

Seguindo a aula de ontem, depois dessa escala foi a vez do exercício mais esdrúxulo que já vi minha filhota fazer. Eu chamei de FÁ-LÁ. Se entendi bem, o intuito é fazer a mãozinha que segura o violino deslizar da primeira pra terceira e voltar pra primeira posição sem esforço. A criança faz o fá (não é o FI não) com o primeiro dedo e, com o terceiro o lá, que deve afinar com a corda lá solta; aí a mão escorrega e o primeiro dedo faz o papel do terceiro e depois volta pra cima! Lá pelas tantas Nina disse: não aguento mais! Minha mão tá doendo!

E eis que Lulu tira da manga o... "pozinho mágico"! Quase que eu grito: Também quero! Brincadeirinha... Era só um pouco de polvilho. Ela passou na mão esquerda da Nina e o exercício fluiu bem melhor. Mas não se enganem! O pozinho apenas facilita a criança entender o movimento que rola, pois a sensação de leveza deve ser a mesma! Ou seja, deslizar pelo braço do violino sem esforço algum, trocando de posição ao bel prazer! Achei lindo!

Pra terminar, a música nova, que deverá ser lida em casa (se bem que já foi na aula, né?). É o Hunters' Chorus, a música 3 do livro 2. Mas o interessante foi a abordagem. Primeiro, Luiza contextualizou a música, perguntando pra Nina o que os caçadores caçam. Elas foram conversando e falaram em Bambi! Justamente o que ela precisava para explicar alguns movimentos da música, pra ela escutar quando era o caçador e quando era o Bambi... um barato! Bom, hoje não deu tempo de praticar esta música, mas tenho certeza que vai rolar algo bem legal pra dividir com vocês por aqui.

Gostaria de dizer que estou mais do que satisfeita com o alcanço deste blog. Valeu pessoal de Campinas! Apareçam sempre! Galera de Brasília! Voltem mais vezes! Povo por aí, vamos falar de música? de crianças? música com amor com nossas crianças?
Até breve!

Um comentário:

  1. Adorei a utilização do Bambi para a interpretação da música! :D

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir