sexta-feira, 26 de março de 2010

Tá difícil? Calma, com amor a gente chega lá!

Não tem sido fácil tocar com Nina esses últimos dias. Tenho a impressão que quando eu mesma estou ou cansada, ou um tanto desanimada, preocupada com outras coisas, o estudo da música pode facilmente torna-se uma obrigação sem prazer. É horrível. E não tem sentido.

Como tenho lidado com isso? Bem, ontem por exemplo, fomos estudar só no fim do dia. eu sabia que ela estava cansada. Eu fazia certas correções e ela me dando patada. Aí fui bem sincera: perguntei se ela achava que eu estava ali por obrigação. Ela me olhou com olhos arregalados. Eu disse que não. Eu estava ali com ela porque a amo e porque gosto de sua música e quero vê-la tocar cada vez mais bonito, feliz!

Foi imediato. Sua atitude mudou instantaneamente. Ela sabe que estou ali para ajudá-la, não "ensiná-la", pois ao estudar juntas, estamos aprendendo uma com a outra. Luíza diz: "caráter primeiro, habilidade depois". Vamos além: amor primeiro de tudo. O resto é consequência. Foi gostoso e sempre pode ser gostoso. Cabe a nós, pais, guiar o momento.

Mas como? Como é possível? Se tenho tantas preocupações, tantas coisas a fazer, resolver? E eu digo: basta estar inteiramente presente com seu filho/a naquele momento. A inspiração virá. As brincadeiras virão. Você conhece sua criança. Sabe o que a encanta. E acho que é recíproco o seguinte: tanto quanto nossas crianças nos encantam, nós também as encantamos quando somos inteiros e crianças como elas. Através da música de nossos filhos, podemos viver nossa infância novamente.

Então, bola pra frente! As dificuldades existem, tudo bem, mas elas são a chance de fazer algo melhor. Acreditem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário