terça-feira, 30 de março de 2010

Filha e mãe tocam e aprendem juntas

Hoje eu fui a "professora" da Nina. Luiza ficou quebrada do sábado passado (lançamento da fabulosa Copa do Violino) e precisou descansar. Melhoras, professora! Fique boa! Você vai ficar bem.

Pois é, como Nina não teria aula, eu disse a ela que a professora da vez era eu. Fiz algumas proposições e as coisas foram dando certo... Eu estou com muita vontade de tocar com ela. Eu toco flauta doce (soprano e contralto) e arranho uma leitura. Então, propus leitura à primeira vista para ela e para mim. Lemos um minueto de Teleman, de um livro de duetos para violinos que ela ganhou da minha mãe ano passado. Na verdade, lemos só a primeira parte, com casa 1 e 2.

Para minha surpresa, ela adorou! Repetimos várias vezes esse início. Ela dizia: é muito bonito, vamos de novo! Depois, não quis passar adiante na leitura. Eu concordei. Nós havíamos passado 20 minutos naquela música... Foi muito gostoso! Então, foi a hora da Dança das Marionetes, cuja preparação foi aquele exercício FÁ-LÁ, que você pode ler aqui. As frases são curtas e realmente a mudança da primeira pra terceira posição fica divertida. Aí eu pego um palhacinho descolado de marionete e digo que ele dança a música dela. Hoje, no fim, ela teve várias ideias para a dança desse personagem. Foi legal! Para terminar, a música do Bambi, claro!

Hoje eu notei que o som da Nina está forte e seguro. Estou muito feliz que ela esteja encontrando o seu som. Com certeza, o novo instrumento, que foi trazido da Holanda e ofertado por meu pai, está fazendo toda a diferença. E ela está bem mais animada em relação a sua própria música. Isto é incrível: ela agora se escuta muito melhor. Acho que esta melhora tem a ver com muitos fatores reunidos, dentre eles, nossa persistência conjunta em simplesmente tocar e tocar e gostar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário