sábado, 27 de março de 2010

Copa do Violino 2010

Está lançado o mais novo projeto do time excepcional de professores do Violino para Crianças: A Copa do Violino!

Este projeto, original e sem antecedentes, é o ápice de um projeto lançado por Luiza Volpini em 2007. Naquele ano, as crianças receberam uma simples folha de papel, com quadradinhos com 7 colunas e várias linhas. Cada dia de estudo deveria ser assinado e durante a aula coletiva da semana, a criança era recompensada por seu esforço e ganhava um adesivo por cada dia estudado. No fim do semestre, fizemos um grande sarau, onde as crianças ganharam medalhas artísticas confeccionadas por Mariana Nepomuceno (mãe da Sofia). Foi uma loucura!

No ano seguinte, foi lançada a primeira caderneta do violino, em parceria com as flautas. Era o álbum de figurinhas. As crianças iam igualmente tendo sua tabelinha de dias assinada e recebiam um pacote de figurinhas durante a aula coletiva. Foi um sucesso total! Havia fotos de violinistas famosos e inusitados, figurinhas que formavam um grande quadro, enfim, um barato!

No ano seguinte, foi a vez do Violino para crianças lançar uma caderneta especializada para o seu curso, com informações cruciais sobre o instrumento, cuidados que devemos todos ter com ele e muitas, muitas músicas folclóricas em forma de partitura. Durante o ano, as crianças foram colecionando estrelinhas que ganhavam de seus professores durante as aulas individuais.

Este ano, esta brincadeira toma mais um rumo criativo e inusitado. Aproveitando a "deixa" da Copa, hoje houve festa com aula Suzuki para os violinistas e jogo de futebol com todo mundo! As crianças vieram coloridas com camisas do Brasil e de seus times. A aula foi uma farra. Eu estava lá! Sinto falta dessas aulas coletivas, divertidas e simplesmente infantis! Nina agora toca na orquestra de cordas e não há mais grupo para ela. Mas ela adora participar dessas atividades diferentes.

Assim, foi lançado o projeto da Copa. A cada semana, a criança deverá marcar gols (cada dia de estudo equivale a um gol). Há as fases a serem seguidas (oitavas de final, semi-final, etc). Depois das 5 primeiras semanas, com gols livres, por assim dizer, a "Copa" começa a ficar mais acirrada, pois o número de gols do adversário já está marcado e a criança deve vencê-lo. Na última semana, por exemplo, o time adversário (África do Sul), já tem 6 gols marcados, o que significa que o violinista tem que tocar 7 dias naquela semana para desbamcá-lo! Fantástico e bem bolado, hein? Até o trocadilho deu certo!

Esse esforço do time de professores nada mais é do que um amor pelo que fazem, pela música, mas principalmente pelas crianças. E, claro, essa grande brincadeira é para auxiliar os pais a motivarem seus filhos a tocar ainda mais. Só tenho a agradecer e parabenizar essas pessoas tão criativas e queridas: Luiza, Mônica, Raphael e a recém-chegada Keith. E agora...

BOA COPA PARA TODOS! QUE ESSES GOLS SEJAM SEMPRE DE PRAZER E ALEGRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário