terça-feira, 2 de março de 2010

Primeiro dia e suas tarefas

Hoje minha filha voltou às aulas individuais! Após dois (quase três) de folga, hoje ela fez uma linda aula com sua professora nova, que é, na verdade, antiga, sua primeira professora, a grandiosa Luiza Volpini!

A aula foi totalmente diferente do que eu achava que seria. Ao invés de propor uma revisão, a professora começou com uma música nova,a quarta do Livro 2, Long Long Ago com variação. Achei ótimo! Primeiro, uma revisão da versão original (livro 1), com explicação da tonalidade (Lá M). Depois, o mesmo dedilhado, mas começando na corda Ré e depois na corda Sol. Tudo isso para fazer Nina entender que ela iria tocar a mesma música, mas em outra tonalidade e com dedilhado diferente: sol M, começando na corda Ré. Só muito depois é que elas foram olhar a partitura, o que, aliás, faz parte do nosso dever de casa.

Depois disso, Nina disse que estava se empenhando nas novas variações do Moto Perpétuo e começou a tocar. A Luiza, que preza MUITO a autenticidade e essa vontade inspiradora das crianças, achou ótimo e as duas ficaram lá viajando, inventando um monte de variações. Foi divertido e instigante para a minha pequena violinista.

Hoje aprendi também que Nina deve relaxar mais os maxilares enquanto toca. Ela deve ser capaz de falar/cantar sem esforço algum enquanto toca. Achei um toque muito sensível e perspicaz da parte da Luiza. Para treinar isso, ela pedia pra Nina ficar de boca semi-aberta, ou solfejar enquanto tocava. Sinto que há muito trabalho aí, e adivinhem de quem é esse trabalho? Meu! Sou eu que deverei chamar sua atenção enquanto ela estiver estudando. E é aí que mora o perigo: como, quando falar? É preciso cautela, porém firmeza com muito amor para saber a hora de falar e a hora de calar quando estamos estudando com os filhos. Eita, trem difícil! Mas a gente chega lá!

Confesso que hoje o desafio para mim foi prestar atenção à aula e cuidar do meu filho de 1 ano e 8 meses ao mesmo tempo! Ele estava cansado, pois havia sido acordado de sua soneca vespertina, e não parava quieto um segundo sequer! No final da aula, já estava gritando! A sorte é que eu já sabia que estávamos indo embora. Mais eis que Luiza Volpini aparece com uma novidade: um violino de borracha azul! Então Gabriel teve sua primeira aula: Nina pegou o arco meio de madeirinha, encostou no braço dele e fez "cho-co-la-te-quen-te" acho que umas 5 vezes. Ele ficou quietinho. Pronto, UM minuto de concentração super bem utilizado! Ele já está acostumado ao som do chocolate quente porque canto para ele e faço o movimento em seu braço de vez em quando. Mas isso é outra história e fica para outro post!

Para terminar, nós temos o roteiro de estudo da semana. Isto é uma coisa que ajuda MUITO na direção do que fazer em casa! À medida que esta semana for passando, vou escrever aqui para contar nossa experiência da semana, o que deu certo e o que não deu. E vocês, pais queridos, alguma novidade?

4 comentários:

  1. Oi Minha querida Maíra, Parabéns por mais uma conquista!!!!!
    Não conheço absolutamente nada de violino, mas sinto que poderia dança-lo... e enquanto escrevo isso, vem em mim uma inspiração:
    Por que você não dança com a sua boca, apenas com ela, a música que Nina estiver tocando, e depois troque de lugar, convide Nina a dançar com a boca dela, quem sabe assim a boca em vez de tensionar, acompanha o baile... (como não toco instrumento algum, posso estar falando grandes besteiras, daí você me desconsidera, ok?) Ou melhor, dou-lhe outra sugestão:
    O que está tenso em Nina enquanto toca, a necessidade de acertar? O se expor? Ela sozinha, também tensiona a boca? O que está por trás.... onde está tenso nela que a boca espelha?
    Querida, quis contribuir em algo, mas sei não... sei lá se consegui...
    No fundo o quero dizer é:
    Manda ver vocês duas! A arte é conexão direta com o divino e o belo!
    Parabéns!
    beijo, amor, Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Maíra passei pra conhecer o blog e dar-lhe os parabéns.
    Estarei sempre por aqui aprendendo e quem sabe passando alguma experiência musical aqui de casa!!!
    Sucesso sempre!
    Xeros.

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai... essa minha neta é tudo de bom!

    Suzuki, girassol, pão quentinho com chazinho de laranja, maçã... colibris... ai, ai.

    Como é bom estar vivo.

    bj, Fa

    ResponderExcluir
  4. Fê, o que vc falou faz muito sentido! Claro, o que será que está por trás dos maxilares tensos? Sim, vou seguir seu conselho e dançar essa boca dela e a minha! Vai ser divertido: a nossa brincadeira enquanto estudamos...

    Ana, quero muito saber das suas experiências musicais! Venha sempre!

    Fá, é maravilhoso estar vivo! Adorei seu comentário. Volte sempre!

    ResponderExcluir